Actividades
Qualidade e Ambiente
A FERGRUPO tem vindo a desenvolver desde 1995 um Sistema de Gestão da Qualidade que permita uma satisfação plena dos Clientes e, em Setembro de 1999, resultado de um justo reconhecimento, obteve o Certificado de Qualidade pela APCER (Certificado de Conformidade N.º 99/CEP.969), para Construção e Manutenção de Linhas Ferroviárias, incluindo alta velocidade, metropolitana e vias urbanas de superfície, electrificação, sinalização, comunicações, apeadeiros e ramais particulares, assim como todos os trabalhos de construção civil associados, tais como movimento de terras, drenagens, obras de arte, edifícios auxiliares e restabelecimento de acessos.
A FERGRUPO foi a primeira Empresa de Construção Ferroviária em Portugal com esta distinção, sendo igualmente a primeira a obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001:2000.
Em Setembro de 2003 obteve o Certificado de Conformidade pela APCER (Certificado de Conformidade N.º 2003/AMB.121), para o mesmo âmbito que o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Actualmente, mantém a certificação do Sistema Integrado Qualidade & Ambiente de acordo com o recente referencial ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, respectivamente.
DESEMPENHO AMBIENTAL – 2021
A Fergrupo teve um desempenho bastante positivo no que toca à gestão ambiental conseguida, como resultado do imperativo cumprimento legal, normativo e contratual nas sua obras e demais actividade em escritórios, estaleiros e oficinas.
A informação quantitativa dos resíduos gerados em 2021 em comparação com 2020, assim como o consumo de papel, confirma um significativo acréscimo da produção de resíduos e onde se constata a redução do consumo de papel não reciclado, respectivamente.
A avaliação da conformidade legal é realizada durante as auditorias internas através do check-list utilizado e nas diversas obras, e onde não houve registo de qualquer situação de incumprimento, demonstrando assim o total cumprimento de toda a legislação aplicável, durante todos os meses do ano.
O consumo de recursos energéticos e de água, manteve-se muito semelhante ao ano anterior e como tal, para 2022, manter-se-ão os indicadores relacionados com o consumo de recursos energéticos e serão avaliados em conformidade.
O consumo de eletricidade nos escritórios será alvo de ações de divulgação para a sua redução e substituídas as luminárias que ainda não são de LED, contribuindo desta forma para a redução do seu consumo.
Durante 2021 foram retomados os simulacros ambientais em consonância com cenários de emergência em matéria de segurança, dando-se primazia aos derrames como aspecto de potencial emergência na actividade da Empresa, devido à presença de inúmeros equipamentos.
Os aspectos ambientais significativos mais frequentes continuam a ser os resíduos, a produção de poeiras, o ruido, as afectações ao tráfego ferroviário pelas interdições e corte de tensão e o consumo de combustíveis em obras ferroviárias, sobre os quais foram definidas acções de caracter preventivo que visam a minimização do seu impacto na obra e na sua envolvência.
A reutilização de determinados resíduos como é o exemplo do balastro desguarnecido e terras que, a invés de se depositado em aterros, são reaproveitados por instituições de administração pública (juntas de freguesia e camaras municipais) para melhoramento de vias de comunicação locais, tal como se contabiliza na seguinte tabela:
Os objectivos ambientais das obras também foram integralmente alcançados em 2021.
Em termos globais o desempenho ambiental da FERGRUPO classificar-se-á como BOM, dado a maturidade do Sistema implementado, e pelos resultados obtidos nas avaliações dos Clientes que atribuíram a nota máxima ao desempenho ambiental em todos os projectos realizados em 2021.
O desempenho da FERGRUPO em matéria Ambiental foi também reconhecido pelas avaliações muito positivas (3,8/4) dos seus Clientes, especificamente pelos diversos Gestores de Contratos da Infraestruturas de Portugal.