Actividades
Qualidade e Ambiente
A FERGRUPO tem vindo a desenvolver desde 1995 um Sistema de Gestão da Qualidade que permita uma satisfação plena dos Clientes e, em Setembro de 1999, resultado de um justo reconhecimento, obteve o Certificado de Qualidade pela APCER (Certificado de Conformidade N.º 99/CEP.969), para Construção e Manutenção de Linhas Ferroviárias, incluindo alta velocidade, metropolitana e vias urbanas de superfície, electrificação, sinalização, comunicações, apeadeiros e ramais particulares, assim como todos os trabalhos de construção civil associados, tais como movimento de terras, drenagens, obras de arte, edifícios auxiliares e restabelecimento de acessos.
A FERGRUPO foi a primeira Empresa de Construção Ferroviária em Portugal com esta distinção, sendo igualmente a primeira a obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001:2000.
Em Setembro de 2003 obteve o Certificado de Conformidade pela APCER (Certificado de Conformidade N.º 2003/AMB.121), para o mesmo âmbito que o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Actualmente, mantém a certificação do Sistema Integrado Qualidade & Ambiente de acordo com o recente referencial ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, respectivamente.
DESEMPENHO AMBIENTAL – 2023
Em 2023, a FERGRUPO alcançou um desempenho ambiental positivo, cumprindo rigorosamente as exigências legais, normativas e contratuais em suas obras, escritórios, estaleiros e oficinas. Este compromisso com a gestão ambiental refletiu-se na conformidade legal contínua e numa série de melhorias operacionais.
Comparado a 2022, houve um aumento significativo na produção de resíduos em 2023. Contudo, simultaneamente, a FERGRUPO conseguiu reduzir o consumo de papel não reciclado, refletindo um esforço consciente para diminuir o impacto ambiental. A conformidade legal foi verificada nas auditorias internas sem nenhum registo de não conformidade, o que demonstra um cumprimento integral da legislação ambiental.
O desempenho ambiental da FERGRUPO foi classificado como BOM, sustentado por um sistema de gestão ambiental maduro e pela avaliação positiva dos clientes, que atribuíram notas de "Bom" e "Muito Bom" aos projetos realizados ao longo do ano.
Houve uma redução no consumo de recursos energéticos e de água em comparação ao ano anterior. Para 2024, os indicadores relacionados a esses consumos serão reajustados para continuar a monitorar e melhorar o desempenho ambiental. Especificamente, o consumo de eletricidade nos estaleiros será alvo de campanhas de conscientização, e as luminárias que ainda não são de LED serão substituídas, contribuindo para a redução do consumo de energia.
Durante 2023, foram realizados simulacros ambientais, alinhados com cenários de emergência em segurança. O foco principal foi dado aos derrames, considerados um potencial risco ambiental devido à presença permanente de diversos equipamentos ligeiros e pesados. Esses exercícios ajudaram a preparar as equipes para responder eficazmente a emergências ambientais.
Os aspectos ambientais mais frequentes incluíram a produção de resíduos, produção de poeira, ruído, impacto no tráfego ferroviário devido a interdições e cortes de tensão, e o consumo de combustíveis em obras ferroviárias. A FERGRUPO implementou ações preventivas específicas para minimizar esses impactos, assegurando que os objetivos ambientais das obras fossem plenamente alcançados.
O desempenho ambiental da FERGRUPO foi reconhecido pelos seus clientes, especialmente pelos Gestores de Contratos da Infraestruturas de Portugal e Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que avaliaram a satisfação com notas muito positivas (#4 – 4 #2 - 3).
O desempenho ambiental da FERGRUPO em 2023 foi marcado por uma gestão eficaz e de melhorias contínuas, refletindo um compromisso sólido com a sustentabilidade.
A empresa demonstrou capacidade para reduzir consumos, gerir resíduos eficientemente e responder a emergências ambientais, consolidando a sua posição como uma organização ambientalmente responsável.