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Qualidade e Ambiente

A FERGRUPO tem vindo a desenvolver desde 1995 um Sistema de Gestão da Qualidade que permita uma satisfação plena dos Clientes e, em Setembro de 1999, resultado de um justo reconhecimento, obteve o Certificado de Qualidade pela APCER (Certificado de Conformidade N.º 99/CEP.969), para Construção e Manutenção de Linhas Ferroviárias, incluindo alta velocidade, metropolitana e vias urbanas de superfície, electrificação, sinalização, comunicações, apeadeiros e ramais particulares, assim como todos os trabalhos de construção civil associados, tais como movimento de terras, drenagens, obras de arte, edifícios auxiliares e restabelecimento de acessos.

A FERGRUPO foi a primeira Empresa de Construção Ferroviária em Portugal com esta distinção, sendo igualmente a primeira a obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001:2000.

Em Setembro de 2003 obteve o Certificado de Conformidade pela APCER (Certificado de Conformidade N.º 2003/AMB.121), para o mesmo âmbito que o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Actualmente, mantém a certificação do Sistema Integrado Qualidade & Ambiente de acordo com o recente referencial ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, respectivamente.

 

DESEMPENHO AMBIENTAL – FERGRUPO 2018


Em termos globais o desempenho ambiental da FERGRUPO em 2018 pode ser considerado como BOM, dado a maturidade do Sistema implementado, cuja adequabilidade a cada obra deverá ser mais incisiva nos aspetos menos generalistas e mais específicos, assim como continuar a apresentar nas propostas comerciais os Planos de Gestão Ambiental.

Acerca do consumo de recursos energéticos e de água, registaram-se consumos inferiores a 2017 no escritório sede e nas instalações em Alfena, com acentuadas reduções, que deverão ser pelo menos mantidas.

Continuarão a ser efetuadas em todos os escritórios acções de sensibilização para a melhoria da prática de acções que conduzam ao reduzido consumo de água e eletricidade, por forma a continuarmos a redução do consumo de recursos naturais.

Foram realizados simulacros integrados entre SGS e SGA, tendo sido bem acolhido por todos os colaboradores e reconhecido por todos a pertinência desse tipo de exercício

Os aspetos ambientais significativos mais frequentes são os resíduos, a produção de poeiras, o ruido, as afetações ao tráfego ferroviário pelas interdições e corte de tensão e o consumo de combustíveis em obras ferroviárias.

Para todos eles são implementadas acções de caracter preventivo que visam a minimização do seu impacto na obra e no seu âmbito.

A reutilização de determinados resíduos como é o exemplo do balastro desguarnecido que, a invés de se depositado em aterros, são reaproveitados por instituições de administração pública (juntas de freguesia e camaras municipais) para melhoramento de vias de comunicação locais.