Actividades
Segurança Saúde no Trabalho
A FERGRUPO adotou, desde sempre, a Prevenção de riscos laborais como valor estratégico e fundamental, sendo que, deste modo, todos os Colaboradores da Empresa têm a responsabilidade de incluir a Prevenção de riscos em qualquer actividade que realizem ou supervisionem e em todas as decisões que adoptem.
Tendo como objectivo a melhoria contínua dos Sistemas de Prevenção, assim como a redução de incidentes/acidentes de trabalho, a FERGRUPO tem assumido o compromisso de desenvolver internamente e em parceria com instituições acreditadas, acções de sensibilização/formação das temáticas mais importantes da Segurança Ferroviária.
O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho desde 2011 que se encontrava certificado pela norma OHSAS 18001:2007 e NP 4397:2008, foi objecto de transição normativa para o referencial ISO 45001:2018.
Garantir um nível elevado de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, é um dos propósitos mais destacados da Empresa, sendo tratado como um desafio permanentemente avaliado, na procura da otimização constante dos resultados obtidos.
DESEMPENHO SEGURANÇA - 2024
Resumo Geral
Em 2024, a FERGRUPO apresentou um desempenho menos bem conseguido em termos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), em relação a 2023, devido ao aumento do número de acidentes de trabalho mas, conseguindo manter os seus IS abaixo dos respectivos objectivos.
Gestão da Segurança
A FERGRUPO fundamenta o seu sistema de gestão de segurança na identificação precisa dos riscos associados às suas atividades. Este sistema é reforçado pela aplicação de medidas preventivas para evitar acidentes, garantindo o cumprimento rigoroso das exigências legais, normativas e contratuais.
ConformidadeLegal
A conformidade com a legislação é verificada por meio de auditorias internas e pela plçataforma WORLDLEX, utilizando checklists detalhados. Durante o ano, não foram identificadas não conformidades, evidenciando o pleno atendimento às normas vigentes.
Saúde Ocupacional
Os programas de medicina do trabalho confirmaram a aptidão dos colaboradores para suas funções. Testes de alcoolemia foram realizados nas obras para assegurar a conformidade com os limites estabelecidos no regulamento interno. Quando identificadas não conformidades, as medidas corretivas foram aplicadas imediatamente.
Simulacros de Emergência
Foram realizados simulacros em obras, estaleiros e escritórios para avaliar a eficiência da resposta das equipas de reação a cenários de emergência. Cumulativamente se conciliou esses exercícios com a componente ambiental.
Gestão de Riscos
A diversidade das atividades realizadas pela FERGRUPO são classificadas como de alto risco, de acordo com o Decreto-Lei 273/2003, abrangendo perigos como atropelamento rodo e ferroviário, ruído, eletrocussão, projeções, entalamentos, quedas e queimaduras. Medidas preventivas específicas foram implementadas para mitigar esses riscos, sendo monitorazadas continuamente por meio dos Registos de Inspeção e Prevenção (RIP’s).
Prevenção de Eletrocussão
Para mitigar o risco de eletrocussão, a FERGRUPO adotou medidas adicionais de segurança, como o uso de detectores de tensão, luvas dielétricas e capacetes com proteção. Foi realizado um planejamento detalhado para trabalhos em áreas com possíveis condicionantes, seguindo a obrigatoriedade definida para linhas múltiplas.
Reuniões e Comissões de Segurança
Comissões de Segurança e reuniões internas do Departamento de Segurança, Qualidade e Ambiente (DSQA) foram realizadas para identificar e comunicar situações relevantes em matéria de segurança. As conclusões destas reuniões foram documentadas na ata nº 04 de 22/02/2024 e integradas na revisão do sistema de segurança.
Equipamentos de Proteção
As varas de terra e detectores de tensão passaram por um permanente controle interno rigoroso e foram submetidos à aprovação da Infraestruturas de Portugal (IP), em conformidade com o normativo.
Acidentes de Trabalho
Os acidentes ocorridos em 2024 tiveram como aspecto coincidente as consequências clínicas que obrigaram os colaboradores a períodos prolongados de baixa médica, cumulativamente 293 dias, quase equivalente à ausência de um único trabalhador cerca de 10 meses num ano.
Os 10 AT ocorridos em 2024 correspondem a uma nítida falha no cumprimento das medidas preventivas associadas a cada uma das actividades em realização, tal como alguns são demonstrativos de uma nítida falta de atenção perante os condicionalismos existentes no local do acidente..
De uma forma transversal, foram ministradas aos respectivos colaboradores sinistrados as acções de formação recordatórias das medidas preventivas a ter em conta nas condições que se exigiam à data do respectivo sinistro, assim que os mesmos regressaram do período de baixa médica.
Tal como se tem vindo a concretizar anualmente, realizaram-se as habituais acções específicas de formação e de “reciclagem” sobre o manuseamento de equipamentos ligeiros e respectivos riscos associados, com o prepósito manter os colaboradores actualizados dos cuidados a ter, de forma a evitar a ocorrência de acidentes de trabalho.
Conclusão
O desempenho da FERGRUPO em 2024 demonstra um compromisso contínuo com a melhoria da segurança e saúde no trabalho, por meio de um sistema de gestão eficaz, conformidade legal e controlo de riscos. A empresa mantém-se empenhada em proporcionar um ambiente de trabalho seguro para todos os colaboradores.
Além disso, a FERGRUPO continuadamente reconhecida pelas avaliações positivas (#2 – 4 em 4) dos seus Clientes, especialmente no contrato de prestação de serviços com a Infraestruturas de Portugal, destacando-se a valorização nas áreas SQA.
O plano estratégico "PLANO UNØ", iniciado em 2024, será, em 2025, um exemplo de versatilidade da cultura preventiva do Grupo COMSA CORPORACIÓN.