Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96750



Via

SUBSTITUIÇÃO DE VIA BALASTRADA POR VIA BETONADA NA AMPLIAÇÃO DAS ESTAÇÕES DA LINHA VERDE DO METROPOLITANO DE LISBOA, E.P.

Os trabalhos incluídos nesta empreitada, adjudicados à FERGRUPO, por concurso público, foram efectuados em cinco das actuais estações na Linha Verde do Metropolitano de Lisboa: Roma, Alvalade, Areeiro, Arroios e Martim Moniz.

Nestas cinco estações, as principais actividades executadas foram: a instalação de via-férrea betonada com travessas de madeira nas zonas das estações; via betonada com travessas de madeira ou bi-bloco de betão, fora das estações, em substituição da via balastrada com travessas de madeira, resultante da ampliação dos cais das estações, de 70m para 105m.

À semelhança de outras empreitadas, já executadas pela FERGRUPO, de substituição de via balastrada por via betonada na rede do Metropolitano de Lisboa, este tipo de obra é caracterizada por particular dificuldade e exige um correcto e rigoroso planeamento das actividades, uma vez que se desenvolvem em galeria, com acessos sempre difíceis e pontuais, bem como, porque os tempos disponíveis para a construção são sempre muito reduzidos – de três a quatro horas por noite – devendo, após a conclusão destes períodos de interdição, estar asseguradas todas as medidas de protecção aos utentes e equipamentos.

Os principais trabalhos que constituíram a empreitada foram:

-Levantamento de aparelho de via;
-Desguarnecimento do leito da via;
-Limpeza e lavagem da galeria;
-Montagem, nivelamento e alinhamento de carril de rolamento sobre travessas de madeira e/ou bi-bloco em betão;
-Fornecimento e aplicação de betão de enchimento;
-Fornecimento e aplicação de betão de selagem;
-Fornecimento e execução de soldaduras aluminotérmicas;
-Fornecimento e instalação de caleiras de cabos em betão;
-Instalação de isoladores de carril de energia;
-Instalação de carril de energia e rampas de topo;
-Execução de amarração de carril de energia;
-Fornecimento e instalação de juntas isolantes coladas (JIC);
-Execução de esmerilagem ligeira no carril de energia;
-Limpeza e lavagem do leito betonado;
-Fornecimento e assentamento de caleiras pré-fabricadas em betão.