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REABILITAÇÃO SUP. VIA PK 4,300_5,050VD COM SUBSTITUIÇÃO INTEGRAL DO ARMAMENTO DE VIA DE MODO A MITIGAR O RISCO DE DESCARRILAMENTO-LINHA DO MINHO
Esta empreitada decorreu entre 22/07 e 20/09/2017, prefazendo os 60 dias de calendário previstos para a execução de todos os trabalhos preconizados neste contrato.
Destacam-se os trabalhos realizados para a reabilitação da superestrutura no apeadeiro de Rio Tinto, da via descendente, entre os Pk’s 4,300 e 5,050, permitindo assim, e de forma definitiva, a diminuição dos custos de manutenção e os riscos de descarrilamento, bem como a efectiva melhoria na gestão do elevado tráfego ferroviário deste troço.
As intervenções efectuadas para a referida reabilitação da superestrutura deram-se ao nível da substituição integral das travessas existentes por travessas de betão bi-bloco, substituição de carril 54 kg/m, em BLS, por carril 60 Kg/m, constituição de barra longa soldada, por via de soldadura aluminotérmica, regularização de barra longa soldada, descarga e regularização de balastro, ataque pesado e estabilização dinâmica de via.
A infraestrutura ferroviária, tal como previa o projecto, ficou optimizada ao nível dos parâmetros geométricos de via, tais como a bitola, nivelamento transversal e longitudinal, como em fiabilidade para as consequentes atividades de conservação, garantindo uma estabilidade mais duradoura dos referidos parâmetros.