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Via

RAMAL MACEIRA-LIZ – TRABALHOS DE REPARAÇÃO DE VIA-FÉRREA

A presente empreitada, adjudicada à FERGRUPO pela SECIL, em dezembro de 2014, com a duração prevista de 30 dias de calendário, teve como objetivo a execução dos trabalhos de via associados, genericamente, à demolição e posterior reposição de um troço em via betonada, substituição de travessas de madeira por madeira, substituição de garras ou grampos de fixação danificados, lubrificação de juntas e reposição de nivelamento, em plena via balastrada, e a reparação de lanças, bico de cróssima, limpeza, lubrificação e substituição de travessas de madeira de aparelho de manobra, em aparelhos de mudança de via.
Neste contexto, os principais trabalhos de via executados foram:


•    Demolição de troço de via betonada, incluindo desmontagem da via existente, até à profundidade de 0,60 m e numa faixa de 3,0 m;
•    Construção de via betonada, de acordo com o perfil tipo apresentado, constituída por uma camada de regularização, uma laje de fundação, executada em duas camadas, e uma camada superficial de selagem. Esta atividade inclui o fornecimento e transporte de carril, perfis UNP 100 e malha eletrossoldada de 125x125x10x10;
•    Fornecimento, transporte e substituição de travessas de madeira por madeira, em plena via, de dimensões 2,80x0,26x0,13 m;
•    Fornecimento, transporte e substituição de garras ou grampos de fixação que se encontrem danificados em travessas de linhas balastradas;
•    Fornecimento, transporte e substituição de parafusos de junta, com porca e anilha, danificados ou em falta;
•    Lubrificação de juntas, com desmontagem e reaperto, em plena via e aparelhos de mudança de via;
•    Alinhamento e nivelamento, com recurso a equipamento ligeiro, em troços de via balastrada;
•    Reparação dos AMV’s nº 1, 2 e 3, incluindo limpeza e lubrificação da grade de agulhas, eliminação de rebarbas, reperfilagem de lanças, verificação e eventual correção das aberturas de lanças, do encosto das lanças às contra-lanças e respetivos batentes, do funcionamento do aferrolhamento por esquadro/agrafe e aparelho de manobra manual, reparação por enchimento por soldadura de cróssima, verificação e correção de apertos em especial na cróssima, fornecimento e aplicação de placas de compensação de inclinação e porcas autofrenantes M24, fornecimento e substituição de parafusos de cróssima fraturados; verificação das cotas de proteção do bico da cróssima e sua eventual correção;
•    Fornecimento, transporte e substituição de travessas de madeira por madeira, no aparelho de manobra do AMV 1, de dimensões 4,0x0,30x0,15 m.