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Via

LOTE 3.1.1 - LINHA DO SUL; TROÇO FUNCHEIRA / SANTA CLARA; MODERNIZAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS FERROVIÁRIAS

A presente empreitada, adjudicada ao Consórcio FERGRUPO/COMSA, teve por objecto a melhoria das condições de circulação ferroviária, nomeadamente, permitir o aumento de velocidade, no troço entre a Funcheira (km 218+200) e Santa Clara - Sabóia (km 255+151). Para além dos trabalhos de via, a empreitada compreendeu trabalhos de construção civil como: a alteração dos layouts das estações de Amoreiras - Odemira, Luzianes e Santa Clara - Sabóia, terraplenagens, construção de novas plataformas de passageiros, drenagens e beneficiação e reforço dos dois túneis existentes no traçado (túnel de Vale de Iscas e túnel da Horta), incluindo trabalhos ao nível da abóbada e hasteais, bem como, ao nível da soleira, que sofreu um rebaixamento, e também ao nível da superestrutura da via, que será renovada.

No que diz respeito aos trabalhos de via, realizados pelo Consórcio FERGRUPO/COMSA, destacam-se:

-Alteração do traçado de via, em quase toda a extensão da plena via da empreitada, em altimetria e, em significativas extensões, em planimetria;
-Substituição do armamento actual de partes do traçado, de carril UIC 54, em barra curta, e travessas de madeira, por carril UIC 54, barra longa e travessas de betão bi-bloco. Nos túneis, substituição por barra longa e travessas de madeira;
-Substituição de carril das filas altas de algumas curvas;
-Substituição integral das fixações em toda a extensão, com a excepção dos parafusos das travessas, por fixações NABLA;
-Intervenção na Ponte de Garvão – a alteração do posicionamento ao novo sistema de fixação de travessas, alteamento dos pórticos extremos e execução de guarda-balastro em betão armado;
-Intervenção na Ponte de Totenique – novo sistema de fixação de travessas;
-Intervenção na Ponte de Consulta – novo sistema de fixação de travessas e reforço;
-Intervenção na Ponte de Mira – novo sistema de fixação de travessas e substituição de passeios;