Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96750



Construção Civil

LINHA DO SUL – PROLONGAMENTO DO TÚNEL DE VALE DAS ISCAS

O túnel existente de Vale de Iscas, localizado ao km 234 da Linha do Sul, foi objecto de uma intervenção de reforço e beneficiação incluída no âmbito da Modernização das Infraestruturas Ferroviárias da Linha do Sul – Projecto Ligação Lisboa/Algarve – Lote 3.1.1 – Troço Funcheira/Santa Clara – Sabóia, empreitada cuja execução ficou a cargo do consórcio FERGRUPO/COMSA.

Durante a execução dos trabalhos do âmbito do Lote 3.1.1 da Linha do Sul, no exterior do túnel, junto da boca Norte do túnel, foi detectada uma cunha de deslizamento de grandes proporções.

Determinada a urgência da intervenção, uma vez que era iminente o deslizamento de um enorme volume de terras sobre a via-férrea, e identificados os elevados riscos da intervenção, a REFER laçou o desafio à FERGRUPO para a assumir a construção do prolongamento do túnel de Vale de Iscas e posterior aterro de toda a zona instabilizada – solução encontrada para protecção da via-férrea.

O prolongamento do túnel existente, em cerca de 100 metros, foi realizado sobre a linha de comboio mantendo a normal exploração ferroviária. A solução construtiva apresentada pela FERGRUPO implicou a concepção de um cimbre móvel com 8 metros de plena secção.

As principais actividades realizadas na execução do novo túnel foram:
-Cofragem para betão: 4.484m2;
-Fornecimento e aplicação de betão: 1.386m3;
-Fornecimento e aplicação de aço estrutural: 123.290kg;
-Estabilização provisória de taludes por betão projectado e pregagens: 563m2;
-Execução de aterro: 22.379 m3.