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Construção Civil

LINHA DO NORTE - SUBTROÇOS 1.2/1.3 (AZAMBUJA/VALE DE SANTARÉM) - TRABALHOS DE REPARAÇÃO/REABILITAÇÃO EM TALUDES JUNTO À VIA FÉRREA ENTRE OS KM's 50.200 E 62.469

O âmbito da empreitada realizada compreendeu a estabilização de taludes de escavação localizados entre o km 50+200 e km 50+960, km 52+720 e km 52+920, km 53+600 e km 53+820, km 59+900 e km 60+150 e de talude de aterro entre o km 52+380 a 53+430, do lado da via ascendente, na Linha do Norte.

Foram também realizados trabalhos para a melhoria do sistema de drenagem da passagem inferior rodoviária existente ao km 62+469, que consistiu no prolongamento do colector existente, aplicação de uma válvula de maré e execução de uma caixa de visita no tardoz do muro ala.

A necessidade desta intervenção deveu-se aos fenómenos de desagregação dos materiais e erosão dos taludes que originaram escorregamentos, sulcos e, consequentemente, a obstrução das banquetas estabilizadoras existentes e dos órgãos de drenagem. O anterior sistema de drenagem revelou-se, deste modo, ineficaz na recolha e encaminhamento das águas para o exterior dos taludes.

Visando a estabilização dos taludes intervencionados ao longo da via, o Caderno de Encargos preconizou as seguintes soluções:

-Limpeza de órgãos de drenagem obstruídos, nomeadamente valetas, caleiras, colector e dreno profundo;
-Limpeza de plataforma;
-Remoção das terras deslizadas e soltas no deslizamento;
-Limpeza e regularização de balastro;
-Regularização de plataforma com sub-balastro granítico;
-Execução de enrocamento nas zonas onde os sulcos dos taludes apresentavam profundidades superiores a 0,30m;
-Preenchimento, com balastro velho, dos sulcos dos taludes com profundidades inferiores a 0.30m;
-Máscara drenante na zona de deslizamento;
-Aplicação de painel de colchão RENO, com 0.30m de espessura;
-Reconstrução de saia de aterro;
-Reforço do enrocamento argamassado junto ao pilar da PSR localizada ao km 50+700;
-Instalação de válvula de maré em colector existente junto da PIR localizada ao km 62+496;
-Prolongamento do colector existente junto da PIR;
-Execução de caixa de visita junto da PIR.