Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96757



Construção Civil

LINHA DO NORTE - SUBTROÇO 1.2 (ALHANDRA-SETIL / TRECHO VILA FRANCA DE XIRA (NORTE) - AZAMBUJA) - EXECUÇÃO DA PASSAGEM SUPERIOR PEDONAL NA ESTAÇÃO DE VILA FRANCA DE XIRA, AO Km 30+226 E INTERFACE

Esta empreitada consistiu na substituição das passagens de nível existentes, por uma passagem superior pedonal na estação de Vila Franca de Xira ao km 30+226 da Linha do Norte, incluindo a respectiva interface.

A passagem superior pedonal consistiu na execução duma estrutura metálica com vãos e torres de acesso preenchidos com chapa de vidro temperado, sendo as torres constituídas por uma malha ortogonal de perfis metálicos elevados por dois pisos e o passadiço constituído por uma estrutura metálica reticulada, cujo acesso é garantido por intermédio de escadas metálicas e elevadores situados no interior das torres.

As fundações dos montantes de acesso ao passadiço são indirectas, consistindo em 8 estacas moldadas no terreno, com um comprimento de cerca de 40m, por montante.

Antes da execução das estacas, foi construída uma contenção provisória do tipo “Berlim” constituída por perfis metálicos cravados no terreno, intercalados por barrotes de madeira, com a finalidade de garantir a estabilidade do cais, no decorrer da execução das estacas, até à consolidação os muros de suporte do aterro da plataforma de assentamento das torres. Foram igualmente construídos muros de suporte para a contenção das escadas e rampas de acesso à passagem superior pedonal.

Fez ainda parte do âmbito desta empreitada a construção dum interface que se desenvolveu para Norte da passagem superior pedonal, do lado da via ascendente, permitindo criar um trajecto rodoviário e pedonal. O interface é equipado de zonas verdes, constituídos por faixas em hidrossementeira floral e árvores a acompanhar o traçado da faixa de rodagem.