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LINHA DO NORTE – ESTAÇÃO DO ENTRONCAMENTO – RENOVAÇÃO INTEGRAL DAS LINHAS 5, 9 E 10
A presente empreitada, adjudicada à FERGRUPO pela IP, em junho de 2014, com a duração prevista de 180 dias de calendário, teve como objetivo a renovação integral das linhas 5 (VD), 9 (VA) e 10, da estação do Entroncamento, na Linha do Norte, incluindo ainda o levantamento e o assentamento de aparelhos de via, com a finalidade de se retirar o afrouxamento implementado de 60km/h e permitir circular à velocidade máxima de 100km/h entre os Pk 105+100 e 107+000.
As quantidades para os principais trabalhos de via executados foram:
• Levantamento de via em travessas de madeira e bibloco – 3.990 mlv;
• Montagem de via em travessas de betão e carril 54E1 – 4.270 mlv;
• Desguarnecimento mecânico sem depuração de balastro em via corrida – 4.070 mlv;
• Colocação de manta geotêxtil com 600g/m2 e com uma largura de 5 ml – 4.070 mlv;
• Fornecimento, carga, transporte, descarga e regularização de balastro granítico do tipo II – 15.445 m3;
• Ataques mecânicos de enchimento com regularização de balastro – 17.576 mlv;
• Ataque mecânico pesado definitivo com regularização de balastro e estabilização dinâmica – 4.394 mlv;
• Ataque mecânico pesado complementar com regularização de balastro e estabilização dinâmica – 4.394 mlv;
• Soldaduras aluminotérmicas e/ou elétricas em plena via e AMV – 533 un;
• Regularização da tensão interna de barras – 9.530 mlc;
• Fornecimento e aplicação de estacas de piquetagem – 57 un;
• Etiquetagem da Via – 21 un;
• Execução de JIC’s – 115 un.
As quantidades para os principais trabalhos de drenagem e terraplenagem executados foram:
• Construção de geodrenos em tubo Ø 200, 300 e 400 em PVC corrugado – 1970 ml;
• Construção de Caixas de visita Ø 1000 com anel superior em tronco de cone c/tampa em ferro fundido – 60 un;
• Execução de atravessamento subterrâneo para condução de águas provenientes do geodreno de entrevias, em tubo Ø 200, 300 e 400 PVC corrugado – 150 ml;
• Limpeza de órgãos de drenagem – 1.100 ml;
• Rebaixamento de passeios – 3.500 mlv.
Faziam ainda parte da presente empreitada a execução de caminhos de cabos inerentes à sinalização ferroviária e trabalhos complementares de construção civil relativos à infraestrutura da catenária.