Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96749



Construção Civil

LINHA DO NORTE - ESTABILIZAÇÃO DE ATERRO ENTRE OS KM'S 152,670 AO KM 152,815 E KM 153,160 AO 153,470 - LADO DIREITO

A empreitada teve como finalidade a estabilização dos taludes, que se desenvolvem paralelos à via descendente, os quais, devido a diversos factores, sofreram escorregamentos, havendo a necessidade de repor os níveis de estabilidade e salvaguardar as condições de circulação e a operacionalidade da via, consolidando os escorregamentos verificados e resolvendo os problemas de percolação das águas.

A empreitada consistiu, essencialmente, em duas vertentes. A primeira dizia respeito à estabilização dos taludes, com a redução das suas inclinações, mediante a construção de um muro de suporte junto ao pé de talude, e a protecção de toda a área confinante ao muro com enrocamento de rachão sobre uma manta de geotêxtil. A segunda vertente, por sua vez, relacionava-se com a execução de um competente sistema de drenagem do talude do aterro que serve de plataforma à linha férrea.

Foram adoptadas soluções que, além de esteticamente atraentes e duradouras, permitem uma drenagem eficiente e um arejamento interno do talude, sem que seja comprometido o objectivo principal da intervenção: o de suporte das terras.

Os principais trabalhos realizados nesta empreitada foram os seguintes:

-Terraplanagens;
-Drenagens;
-Muro de suporte;
-Aplicação de geotêxtil;
-Enrocamento;
-Trabalhos acessórios.