Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96750



Via

LINHA DO NORTE - APEADEIRO DE CANELAS - PK 282,310 A 284,014 - SUBSTITUIÇÃO DE TRAVESSAS DE BETÃO FISSURADAS E REGULARIZAÇÃO DO TRAÇADO

A empreitada, adjudicada à FERGRUPO pela REFER, via concurso público, consistiu em trabalhos de reabilitação de via e regularização do traçado no troço entre os Pks 282,310 e 284,014, na Linha do Norte, na VA e VD.
Anteriormente à intervenção, no referido troço da Linha do Norte, existiam travessas de betão monobloco com um grau de fendilhação avançado, que se estendia à zona de fixação da travessa ao carril. Esta situação comprometia o comportamento mecânico da infra-estrutura, nomeadamente, ao nível da absorção dos esforços originados pela circulação dos veículos e interferia com a geometria da via, em particular, a bitola, razões que justificam a sua substituição.
Por outro lado, visando incrementar, em segurança, as velocidades máximas que eram permitidas para o troço em questão, foi também contemplada na empreitada a regularização do traçado da via nas curvas nº251 e 252, na via ascendente e via descendente.

Com efeito, no âmbito do melhoramento dos parâmetros geométricos da via e as condições de circulação no referido troço, destacam-se as seguintes actividades realizadas:
-Substituição de travessas de betão monobloco por travessas de betão monobloco polivalente;
-Ripagem lateral de via;
-Ataque mecânico pesado de nivelamento e alinhamento;
-Descarga e regularização de balastro;
-Estabilização dinâmica de via.