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LINHA DO MINHO - PK 128,247 a 128,545 E PK 120,170 a 120,221 - SUBSTITUIÇÃO DE TRAVESSAS DE BETÃO BI-BLOCO DANIFICAS

A empreitada, para a qual a REFER convidou a FERGRUPO a apresentar uma proposta, prendeu-se, primordialmente, com a substituição das travessas de betão bi-bloco, estruturalmente danificadas, por travessas de betão bi-bloco novas, nos troços compreendidos entre os Pk 128,247 a 128,545 e Pk 120,170 a 120,221, da Linha do Minho.

Nestes troços, as travessas apresentavam indícios de esmagamento e fractura no betão, resultantes dos descarrilamentos aí ocorridos, no final do ano passado. Os danos causados fragilizavam o comportamento mecânico das travessas, o que se traduzia na diminuição do encastramento das travessas no balastro e da absorção dos esforços, resultante da redução na resistência do sistema de fixação carril/travessa.

Esta situação implicava uma necessidade sistemática de manutenção, com resultados que se revelavam insuficientes, para garantir um grau de qualidade satisfatório, impossibilitando a prática das velocidades de projecto previstas para os troços.

Dos trabalhos realizados pela FERGRUPO, destacam-se as seguintes actividades:
-Substituição de travessas de betão bi-bloco por travessas bi-bloco novas;
-Ataque mecânico pesado;
-Fornecimento, transporte, descarga e regularização de balastro;
-Soldaduras aluminotérmicas associada;
-Regularização de barra longa soldada;
-Estabilização dinâmica de via.

Para além das intervenções enumeradas, foram ainda realizados trabalhos de levantamento e assentamento de passagens de nível, para permitir a execução dos trabalhos de ataque mecânico pesado e regularização de barra longa soldada.