Actividades
Via
Linha do Leste – pk 194,450-pk197,000 – Migração de travessas de madeira por betão e passagem de barra curta para BLS
A Infraestruturas de Portugal adjudicou à FERGRUPO a obra “Linha do Leste – pk 194,450-pk197,000 – Migração de travessas de madeira por betão e passagem de barra curta para BLS.”, no valor de 606.245,90€, com um prazo de execução de 120 dias.
A presente empreitada tem como objetivo a reabilitação da Linha do Leste entre o Pk 194,450 e o Pk 197,000, devido ao atual estado de degradação em que se encontram as travessas de madeira, provocando constrangimentos ao nível da manutenção dos parâmetros geométricos. Neste contexto, a presente empreitada prevê um conjunto de intervenções que tem por objetivo dotar a via de condições de segurança e qualidade exigíveis à exploração ferroviária.
Com o propósito de renovar o armamento de via e dotar de adequadas condições de segurança este troço da Linha do Leste, as actividades a desenvolver serão:
• Substituição de travessas de madeira por travessas de betão bibloco TBBG01 e fixação Nabla C1 com placa isolante RNTC5-Obal, entre o Pk 194,450 e 197,000;
• Substituição de carril 54E1 em barras de 36 metros por carril 54E1 em barras de 108 metros comprimento, entre o Pk 194,450 e 197,000;
• Execução de soldaduras aluminotérmicas em carril 54E1, para constituição de BLS, entre o Pk 194,450 e 197,000;
• Regularização de barra longa soldada, entre o Pk 194,450 e 197,000;
• Rebaixamento de passeios entre o Pk 194,450 e 197,000;
• Desguarnecimento mecânico sem depuração de balastro até 0,25m de profundidade abaixo da serragem da travessa, entre o Pk 194,450 e 194,950 e o Pk 195,620 e 195,720;
• Balastragem da extensão desguarnecida com balastro granítico novo;
• Ataque mecânico pesado, incluindo regularização do perfil do balastro e estabilização dinâmica de via, entre o Pk 194,450 e 197,000, em plena via e nos AD;
• Assentamento de AD ao Pk 194,450 e Pk 197,000;
• Aplicação de tela geotêxtil, entre o Pk 194,450 e 194,950 e o Pk 195,620e 195,720;
• Execução de muros de contenção em placas pré-fabricadas e frações de carril, entre o Pk 194,450 e 195,050 (LD), Pk 195,428 e 195,488 (LD) e Pk 196,265 e 196,320 (LE);
• Execução de piquetagem definitiva, altimetria e planimetria, em perfil UNP100.
Com o tipo de intervenção prevista pretende-se melhorar as atuais condições da superestrutura de via, numa linha não eletrificada e em exploração, minimizando as interferências com o existente, tais como plataformas de passageiros, atravessamentos de nível, caminhos de cabo e com a própria plataforma de via.