Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96316



Electrificação

EXECUÇÃO DA VARIANTE DE ALCÁCER (2ª FASE): VIA-FÉRREA E INSTALAÇÕES FIXAS DE TRACÇÃO ELÉCTRICA

A obra da Variante de Alcácer foi executada por um consórcio entre as empresas Somafel, Ferrovias e Fergrupo, tendo a especialidade de catenária sido liderada pela Fergrupo. A média de trabalhadores de catenária foi de 20 sendo que na altura de pico estiveram em obra 38 colaboradores de catenária e 5 máquinas pesadas.
O contrato encontrava-se dividido em 3 partes, Estação Grândola Norte, Estação do Pinheiro e Variante de Alcácer.

Na Estação de Grândola Norte foi construída uma nova linha (Linha II) com aproximadamente 2,2Km, que durante 5 meses serviu de linha principal de circulação enquanto era realizada a ligação da Linha do sul à Variante de Alcácer e a sua reabilitação.

Na estação do Pinheiro o trabalho dividiu-se em 3 fases. Numa primeira intervenção foram desmanteladas as linhas de topo existentes e construíram-se duas linhas novas ( LIII e LIV) que durante a segunda fase serviram de linhas de circulação. Neste segunda fase foi reabilitada a linha Sul, tendo sido renovado todo o sistema de catenária existente na Estação de LP3 para LP5. Finalmente na terceira fase, foi efectivada a ligação da linha do Sul à Variante de Alcácer, concluída a Linha III e desmantelada a linha IV. De referir que a ligação entre a Linha do Sul e a Variante exigiu da parte da especialidade de catenária a execução de ligações complexas para cumprir os requisitos exigidos pelos dono de obra.

Finalmente na Variante de Alcácer foi construído de raiz um sistema de catenária LP5, onde se destacam a colocação de 37 km de fio de contacto e cabo de suporte, a execução de 1 zona neutra e a ligação à linha do sul através de um feeder aéreo. De referir que em algumas zonas da Variante o sistema de catenária foi implantado antes da via ser construída.



Actividades mais Importantes:

Fio de contacto 46772m
Cabo de Suporte 46772m
Postes 654Un
Consolas 642Un
Seccionadores 7Un
Zona Neutra 1Un
Cabo de Terra 35653m
Transformadores 5Un
Posto de Transformação Tipo AI - EDP 1Un
Isoladores de Secção 6Un