Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96750



Construção Civil

EMPREITADA DE CONCEPÇÃO / CONSTRUÇÃO PARA A REPARAÇÃO DOS TÚNEIS DA MÁ PASSADA, PEDRA CALDEIRA E VALEIRA, NA LINHA DO DOURO

Tendo presente a vasta experiência em trabalhos de reforço e beneficiação de túneis ferroviários, a REFER adjudicou à FERGRUPO a empreitada de concepção/construção para a reparação dos túneis da Má Passada, Pedra Caldeira e Valeira.

A empreitada adjudicada incluiu o levantamento e diagnóstico da situação existente, bem como, a elaboração do projecto de execução, identificando-se, para os três túneis, quais as soluções mais adequadas com vista à resolução das patologias detectadas.

Dentro dos trabalhos efectuados, destacam-se:

-Decapagem/limpeza com jacto de areia da superfície interior dos túneis: 2.136 m2;
-Revestimento em betão projectado, em duas camadas, incluindo a aplicação de malha electrossoldada: 1.036 m2;
-Pregagens: 390m;
-Injecção de preenchimento de vazios/selagem com calda de cimento e areia: 45.150 kg;
-Colocação de drenos no maciço rochoso.

Além destas actividades, a intervenção realizada incidiu, também, na implementação de um novo sistema de drenagem transversal e longitudinal no interior dos túneis.

No caso específico do túnel da Valeira, nos primeiros 86 metros, procedeu-se à substituição integral da abóbada, por lajes de betão armado, implicando esta operação a demolição e posterior reposição de uma estrada e um jardim municipal.