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Via

CONSERVAÇÃO DE SUPERESTRUTURA DE VIA NA LINHA DO NORTE, TROÇO VÁLEGA/GAIA

Inserida no projecto de modernização da Linha do Norte, esta empreitada, adjudicada à FERGRUPO pela REFER, via concurso público, consistiu na reabilitação da via, no troço entre Válega e Gaia.

Com esta intervenção o Dono de Obra pretendeu a melhoria significativa dos padrões de qualidade, tanto no que dizia respeito aos parâmetros geométricos de via, como à fiabilidade das actividades de conservação, garantindo assim uma estabilidade mais duradoura dos parâmetros de via, tais como a bitola, nivelamento transversal e longitudinal, nivelamento de juntas e caminhamento do carril.

Dos trabalhos realizados pela FERGRUPO, destacam-se as seguintes actividades:
-Substituição de travessas de madeira, com aplicação de fixações Nabla, em estações e plena via;
-Substituição de travessas de betão bi-bloco, com aplicação de fixações Nabla, em plena via;
-Substituição de travessas de madeira, fixações e carril em pontões;
-Substituição de travessas de madeira em AMV;
-Substituição de carril defeituoso nas curvas 271, 272 e na estação de Granja;
-Corrimento de carril entre as estações de Valadares e Gaia, em ambas as vias, com aplicação de juntas geminadas quadradas;
-Substituição de AD por carril tampão no troço Ovar/Gaia;
-Ataque mecânico pesado de conservação em plena via e AMV;
-Balastragem e regularização mecânica de balastro em plena via e AMV;
-Limpeza de valetes e carga de terras;
-Limpeza de valetas, tanto em terra como em betão, com ou sem tampa;
-Levantamento e assentamento de passagens de nível para a execução dos ataques mecânicos pesados.

Na zona de intervenção existiam seis pontões metálicos, aos PK 300.246, 302.175, 307.768, 310.230, 313.673, 314.708. Os trabalhos desenvolvidos nos pontões consistiram:

-Substituição de travessas, incluindo toda a fixação existente por Nabla, colocação de cantoneiras e grampos em falta;
-Substituição de carril 54E1 defeituoso;
-Execução de soldaduras aluminotérmicas;
-Regulação de barra longa soldada.