Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96750



Via

BARRA LONGA SOLDADA (BLS) - PK 318,375 A 318,705VA E 318,740VD - LINHA DO NORTE

A empreitada, adjudicada à FERGRUPO pela REFER, via concurso público, consistiu na realização de trabalhos de reabilitação da via no troço entre os Pks 318,375 a 318,705 da via ascendente (VA) e 318,740 da via descendente (VD), na Linha do Norte, visando a melhoria significativa dos padrões de qualidade, tanto no que respeita aos parâmetros geométricos de via, tais como a bitola, nivelamento transversal e longitudinal, bem como a fiabilidade das actividades de conservação, garantindo uma estabilidade mais duradoura dos referidos parâmetros.
Anteriormente à realização da empreitada, como consequência dos trabalhos de modernização da estação de Espinho até ao Pk 318,375, o referido troço apresentava um armamento distinto do troço a montante, constituído por barra longa soldada, carril 60E1, travessas de betão monobloco e fixações Vossloh, apresentando-se com barra curta, carril 54E1, travessas de madeira e fixações PRX. Com a presente empreitada uniformizou-se o armamento da via.

Dos trabalhos realizados pela FERGRUPO, destacam-se as seguintes actividades:
-Substituição de travessas de madeira por travessas de betão monobloco polivalente;
-Substituição de carril 54E1 em barra curta por carril 60E1 em barra longa soldada, nas duas filas;
-Desguarnecimento mecânico com depuração de balastro;
-Ataque mecânico pesado de nivelamento e alinhamento;
-Descarga e regularização de balastro;
-Estabilização dinâmica de via.