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EMPREITADA “ELETRIFICAÇÃO DA LINHA DO ALGARVE NO TROÇO TUNES – LAGOS”

- 04-07-2022


A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou ao consórcio constituído pela COMSA, COMSA INDUSTRIAL e FERGRUPO a obra “ELETRIFICAÇÃO DA LINHA DO ALGARVE NO TROÇO TUNES – LAGOS”, no valor de 25.423.000,02€, com um prazo de execução de 690 dias.
 



A principal intervenção desta empreitada é a eletrificação do trecho da Linha do Algarve entre Tunes e Lagos, entre os km 302+180 e o km 347+200, com o sistema 25 kV/50Hz incluindo a instalação do sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção no troço a eletrificar e a execução dos trabalhos acessórios para garantir as condições para eletrificação.

Associado aos trabalhos de eletrificação serão realizadas as seguintes intervenções:
•    Trabalhos preparatórios de Topografia e Prospeção Geotécnica.
•    Rebaixamento da via-férrea numa extensão de aproximadamente 400 metros para garantir o gabarito de eletrificação sob PS existentes ao PK 337,690, com todos os trabalhos consequentes de tratamento da plataforma, de drenagem e taludes.
•    Intervenção nas pontes metálicas de Portimão e Vale da Lama existentes para permitir a instalação de catenária.
•    Conversão a peões de Passagens de Nível existentes através da construção de novos desnivelamentos em Portimão, Poço Barreto e Estômbar.
•    Intervenção em taludes instáveis ou com falta de espaço nos passeios de via, para permitir a colocação de maciços de catenária, quer em perfil de escavação, quer em perfil de aterro com alargamento de plataforma.
•    Demolição, reabilitação ou execução de nova drenagem longitudinal e transversal nomeadamente nas zonas de rebaixamento da via-férrea e em zonas onde se verificou a insuficiência da drenagem existente, assegurando a compatibilização com caminho de cabos e maciços de catenária.
•    Novo caminho de cabos dos sistemas de telecomunicações, de sinalização e de RCT+TP.
•    Instalação de Salas Técnicas em edifícios de estações, (SET) de modo a acolher os sistemas locais de sinalização e de telecomunicações.
•    Requalificação das salas de algumas estações apeadeiros, de modo a acolherem os sistemas de sinalização e telecomunicações, centralizando também o QGBT e as salas de baterias (Salas SET).
•    Serviços afetados. Prolongamento e atualização das redes que atravessam o DPF, de acordo com as diligências desenvolvidas junto das entidades concessionárias de serviços públicos, no que se refere aos desvios provisórios e traçados finais.
•    Restabelecimentos e caminhos paralelos. Acessos a novos atravessamentos desnivelados projetados de acordo com as entidades municipais.

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