Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

Visitantes: 96318

Destaques


LINHA DA BEIRA BAIXA – PK 106,880/107,980 – MIGRAÇÃO DE TRAVESSAS DE MADEIRA POR BETÃO

- 27-02-2018


A Infraestruturas de Portugal adjudicou à FERGRUPO a 23 de Janeiro a empreitada a realizar na Linha da Beira Baixa, para migração de travessas de madeira por betão, entre os PKs 106,880 e 107,980, cujo prazo de execução será de 120 dias de calendário.

O propósito desta obra será a melhoria das condições de segurança e a fiabilidade do troço referido, e tem como objetivo a substituição de travessas de madeira por travessas de betão bibloco, o desguarnecimento mecânico com depuração de balastro em plena via, e sucessiva balastragem, ataque mecânico pesado e regularização do perfil tipo de balastro.

São igualmente parte integrante da presente empreitada os trabalhos de correção de bitola com recurso a nova furação das travessas existentes na Ponte da Pedra, situado entre os Pks 107,485 e 107,515, o rebaixamento de passeios ao longo da extensão de via a desguarnecer e ainda o fornecimento e aplicação de estacas de piquetagem definitiva.

A realização desta empreitada reveste-se de caráter imprescindível, não só pela segurança das circulações ferroviárias, como também pela fiabilidade da superestrutura de via, aperfeiçoando as condições normais de exploração e transmitindo maior conforto às circulações ferroviárias.

Com a realização dos trabalhos descritos, prevê-se a melhoria significativa dos padrões de qualidade, tanto no que respeita aos parâmetros geométricos de via, tais como a bitola, nivelamento transversal e longitudinal, como em fiabilidade das atividades de conservação, garantindo uma estabilidade mais duradoura dos referidos parâmetros.